O Projeto Parlamento Jovem tem como objevo promover o exercício da cidadania e despertar nos estudantes o interesse pela parcipação políca e pelo processo democráco. Para isso propõe a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislavo.
O projeto, por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, ulizando tulos eleitorais ficcios e todos os procedimentos análogos aos de uma eleição autênca, elege os vereadores mirins.
Durante o período do mandato do vereador mirim, os alunos receberão subsídio formavo, em uma ação em parceria com as Câmaras Municipais, para exercer o seu mandato. Entre os aprendizados, figuram as competências de um vereador, o funcionamento das comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.
Ao final do seu mandato os vereadores mirins deverão apresen tar, em sessão plenária, uma proposta de lei, elaborada e pensa da colevamente, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislavas.
O projeto Parlamento Jovem é uma iniciava da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PR. Dessa forma não apresenta em nenhuma hipótese qualquer conotação de cunho ideológico ou pardário.
O projeto tem como público alvo estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio.
A Seção de Educação para Cidadania Política da EJE/PR, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Diretores e alunos das Escolas parceiras, Cartórios Eleitorais da capital e do interior do Paraná.
A escola deve compor uma comissão de estudantes para auxiliar na organização dos trabalhos e todos os estudantes da escola serão cadastrados e poderão votar.
As principais atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado e pelos Núcleos Regionais de Ensino, que indicam as escolas participantes. As escolas ficam responsáveis pela organização das etapas de filiação partidária, convenções e eleições. Os cartórios eleitorais organizam o processo eleitoral, preparando as urnas parametrizadas, auxiliando no treinamento de mesários e prestando suporte no dia da eleição. Por fim, as Câmaras Municipais realizam a posse dos eleitos e organizam as sessões ao longo do ano.